4.8.04


UMA QUESTÃO DE FÉ

Uma das principais justificações para a entrega total de alguém a um ofício é o reconhecimento da utilidade das suas funções. No caso concreto da mediação de seguros, esse reconhecimento obtém-se através de diversos indicadores, todos eles directamente ligados à qualidade do serviço que se presta. Nos seguros não é possível defraudar sistematicamente um consumidor. Pelo contrário, os (bons) resultados brotam de forma espontânea na sequência de um desempenho à altura das expectativas criadas.
Por isso mesmo, mais de 90% do volume de negócios da Ultraser é gerado pelos próprios Clientes da agência.
A utilidade do nosso serviço começa no acto de venda e engloba o esforço por obter o melhor produto, na melhor seguradora, ao mais baixo custo possível. Mas isto é óbvio e qualquer simulacro de agente consegue reproduzir. Uma componente essencial deste momento decisivo da relação comercial estabelecida é o zelo, tanto no que respeita à transmissão dos dados mais relevantes na óptica de quem compra como no que concerne ao tratamento da documentação.
Omitir avisos importantes ou esclarecimentos necessários é o primeiro passo para gorar as expectativas de quem pouco ou nada percebe do assunto. Da mesma forma, o desmazelo nas formalidades burocráticas pode converter-se no futuro numa enorme complicação. Os documentos emitidos no acto de venda são o mais relevante meio de prova acerca da natureza do contrato, pelo que o preenchimento incorrecto ou leviano de uma proposta pode transformar-se numa armadilha para o Cliente que a assinou.
A venda é um momento mais delicado do que parece e exige dos intervenientes uma boa dose de concentração e, no caso específico do agente, conhecimentos teóricos e sobretudo práticos para evitar um problema posterior. O apoio que se presta ao longo da vida de uma apólice só pode ser eficaz com base num ponto de partida sem falhas ou omissões. A confiança recíproca, essencial, deriva destes pressupostos. Não é negócio para aventureiros, despreocupados, mal formados ou amadores.

Concretizado o negócio, compete ao agente justificar daí em diante a sua real capacidade de intervenção. Como cobrador, evitando anulações desnecessárias e garantindo ao Cliente e à Seguradora um circuito isento de lapsos ou de atrasos sem justificação. Como consultor, disponibilizando o máximo de informação de forma clara e revelando disponibilidade para as pequenas tarefas associadas a um contrato de seguro (correcções, alterações, esclarecimentos pontuais). E como mediador, acautelando os interesses comerciais e financeiros da Seguradora sem, no entanto, descurar a outra parte interessada na equação. Ao Cliente devem-se tributos de respeito, simpatia, consideração e lealdade que se revelam na cortesia do atendimento mas apenas se provam no momento de lhe acudir numa aflição.
A capacidade de intervenção de um agente junto de uma seguradora é feita de um conjunto de aspectos: a própria vontade de encontrar soluções, a credibilidade que se conquista ao longo de um percurso sem mácula, a dimensão e composição da carteira de Clientes (que se traduz em determinado peso comercial), a empatia que se gera no relacionamento com os profissionais do sector e a experiência, que muito ajuda a identificar os escolhos e a sugerir as alternativas para os contornar. Estas são características sem as quais ninguém pode arvorar-se de condições para servir bem seja quem for.
Ser intermediário equivale a consolidar uma equidistância flexível (para compensar alguns desequilíbrios ocasionais), irrepreensível (para cimentar os indispensáveis laços de confiança ) e bem fundamentada. Os valores que norteiam uma agência de seguros não podem ser diferentes dos que se entendem universalmente como os que distinguem as pessoas de bem. A missão deve ser entendida como uma cruzada pela dignificação de uma actividade vital para qualquer nação desenvolvida e que merece um empenho acrescido pela essência nobre do seu objectivo fulcral: minimizar os efeitos das pequenas e grandes tragédias que podem marcar o quotidiano de qualquer pessoa.

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